terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tratamento da febre

O Dr. Mário Novais recomenda que se dê um banho morno na criança (a temperatura da água deve ser inferior a do corpo da criança. Na linguagem popular se diz ‘quebrar o gelo da água’). Além disso e, ao contrário do que muitos acreditam, deve-se usar poucas roupas em crianças febris e optar por ambientes frescos e arejados. O ar condicionado pode ser usado.

Quanto aos medicamentos, deve-se usar os antitérmicos recomendados pelo pediatra do seu filho. Os mais usados são os comprimidos de ácido acetilsalicílico (entre os mais conhecidos estão a Aspirina, AAS e Buferin); de acetominofen (como o Tylenol) e os remédios (gotas ou comprimidos) à base de dipirona (como Novalgina), que podem ser dados até de quatro em quatro horas, se a temperatura estiver acima de 38 graus. Quando ministrados corretamente, os antitérmicos geralmente não causam efeitos colaterais.

Os supositórios só devem ser dados se a criança estiver vomitando e não tolerar o remédio por via oral. Já os antibióticos não devem ser usados sem ordem médica: "Eles não combatem diretamente a febre e, usados inadequadamente, podem mascarar infecções graves", explica Dr. Mário.

Quanto à alimentação das crianças febris, o pediatra lembra que é comum a perda do apetite, já que o organismo está empenhado em combater a doença. Portanto, não se deve obrigar a criança a comer se ela não tiver vontade. Recomenda-se alimentos leves como sopas, torradas e purês. De acordo com o Dr. Mário Novais, é fundamental a ingestão de líquidos, como chás, sucos naturais, leite ou água, pois através do suor provocado pela febre, o corpo perde água rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário