domingo, 15 de abril de 2018

PRINCIPAIS CAUSAS DA FEBRE

A febre pode ocorrer por diferentes motivos, por isso será preciso ter a sua atenção redobrada às altas temperaturas. Confira outros detalhes no texto.
A elevação anormal da temperatura do corpo, que é conhecida popularmente a partir do nome “febre”, não tem um motivo específico. Pelo contrário, pode ser notado diferentes motivos para a elevação da temperatura corporal, por isso é preciso consultar um médico para que juntos identifiquem o que a causou. É uma reação de defesa do organismo que geralmente é causado por infecção.
É comum que os médicos descrevam a febre como um problema que é causado por uma área específica do cérebro, que é chamada de “hipotálamo”, quando essa área percebe a invasão de micro organismos no corpo ela passa a reagir e a sua principal ação se torna deslocar a temperatura corporal normal.
Essa temperatura normal pode variar de acordo com diferentes fatores, a idade da pessoa costuma ser o mais comum. Por exemplo, os médicos afirmam que um adulto costuma ter febre quando a temperatura do corpo eleva a marca de 37 – mais precisamente 37,8°C, entrando é estado de alerta a partir de 38°C, a partir de 38,5°C é preciso fazer diagnóstico de que doença está a provocar a elevação de temperatura.
Nas crianças o estado febril começa a ser cogitado quando a temperatura do corpo eleva a marca de 37°C e no caso de crianças é preciso ter uma atenção maior – principalmente ao considerar que a partir de 40°C elas ficam muito mais propícias a sofrerem convulsões com risco de terem danos irreparáveis.
Como dito antes, não existe um motivo padrão que se responsabilize por causar a febre. Pelo contrário, trata-se de um estado patológico complicado que pode ocorrer por conta de uma gripe ou até mesmo devido alguma inflamação sobre o corpo causada por tombos ou esforço físico elevado. Ou seja, as causas são as mais diversas e por isso que os médicos solicitam mais atenção dos pacientes.
Confira abaixo uma lista com as principais causas da febre:
  • Vírus;
  • Infecção bacteriana;
  • Insolação;
  • Queimadura de sol;
  • Condições inflamatórias, como artrite reumatoide;
  • Tumor maligno;
  • Medicamentos e drogas, como antibióticos;
  • Reação adversa à vacinas;
  • Desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário